-
Wannabe ( uanabí ) é um termo em inglês, utilizado para referir-se a pessoas com propensão a imitar ou se vestir como outras, alguém sem personalidade. Wannabe também pode ser um sujeito ambicioso, inescrupuloso e com tendências a achar-se superstar.
-
Wannabe é o nome do primeiro disco das Spice Girls, que no caso, se enquadraria perfeitamente nas definições acima.
-
Bem, se fossem estes os guias para minha explanação, por que wannabe estaria no marcador ciência ?
-
A razão é outra: Wannabes são aqui enfocados sobre os olhos da psicologia. Questão comportamental e não de pura falta de talento ou personalidade.
-
Wannabes são na verdade pessoas que possuem uma disfunção mental, uma síndrome ainda não caracterizada. O comportamento em questão é um campo fértil para novas teorias psiquiátricas.
-
O indivíduo acometido desta síndrome estabelece um problema de conexão e identidade com seu corpo. A dor psicológica é imensa. A rejeição é tanta que ele toma a atitude extrema de amputar o membro em questão, completamente funcional, que lhe incomoda.
O termo técnico é Apotemnophilia, em inglês.
-
Existem muitos casos nos Estados Unidos e Inglaterra. Desconheço casos no Brasil.
-
Visitem o Site: http://www.geocities.com/starstranger_2000/index.html, em inglês.
-
Achei-o por acaso, trata-se de um indivíduo que cometeu a amputação e estabelece uma relação explicativa com sua estória, extremamente sincera e honesta , expondo seu alívio após a amputação. No seu caso, há um fantor desencadeante.
-
A observação de um rapaz com uma perna amputada gerou uma identidade forte no wannabe em questão. O wannabe tinha apenas seis ou sete anos, no tempo do episódio. Houve uma personificação inconsciente imediata, um desejo de ser o rapaz amputado. Este fator desencadeante ( triggering ) instalou-se em sua mente.
-
Há, talvez, uma relação semelhante àquela encotrada nos transsexuais, uma inadequação da imagem do indivídou com sua concepção de ideal. Ou um deslocamento do seu centro de normalidade estética, não sei. Estou aberto a sugestões e indicações de livros sobre o assunto.
-
O relato do wannabe neste site acima é extremamente coerente e mostra uma lucidez marcante.
-
Não se trata de um indivíduo com fraquezas mentais, espirituais ou com envolvimento em drogas e álcool. Ele está num processo de se auto-conhecer e com questionamentos extremamente lúcidos.
-
A auto-amputação não deve ser olhada, nestes casos, como algo estigmatizante, como coisa de louco. Parece mais uma solução radical de um problema para o qual não encontramos, ainda, uma terapia ou uma maneira de afastar do wannabe o seu desejo incontrolável de amputação.
-
Outro site: http://www.slate.com/id/2085402, em inglês.
-
fala explicitamente sobre o caso, mostrando a estória de Baz, um homem esclarecido e ativo que parte para uma experiência única.
-
Encheu um latão de lixo com gelo seco e mergulhou sua perna por seis horas, até que os tecidos ficassem danificados e irrecuperáveis.
( Dependendo de como a água dos tecidos se cristaliza, pode estourar as células, trincar as camadas de tecido conjuntivo, etc - Nota minha ).
-
Não foi possível ao cirurgião recuperar a perna gangrenada do paciente.
Sua identidade está agora completa. Sua dor se foi com a amputação.
-
Por favor, não tente entender este fenômeno utilizando você ou seu senso comum em comparação. Lembre-se, existe uma disfunção que leva o indivíduo a esta solução. Como o próprio bordão do jornalista Carl Elliott diz : " Quando menos é mais " - tradução livre. Agora ele está se sentindo melhor, mais adequado com sua imagem.
-
Alunos, por favor, não o julguem. Vamos tentar entendê-lo sobre o prisma da ciência.